domingo, 31 de julho de 2016

Dia da arrumação: Organizar as Gavetas

Bom, a volta às aulas estão próximas e as férias de inverno estão acabando. Agora é hora de deixar tudo arrumadinho, materiais e roupas prontinhas!


Hoje vamos organizar as gavetas, tirar o que não vamos usar mais e recolocar os uniformes bem à mão.

Primeiro de tudo a parte legal, despejar tuuuuudo em cima da cama e começar a separar o que vai e o que fica.




Essa atividade já pode ser feita com crianças a partir dos 2 anos, mas claro que a tomada de decisão sobre a arrumação das peças e a doação do que não vai ficar deve ser sua responsabilidade até para crianças maiores.

Ensine as crianças como dobrar cada tipo de peça e diga que cada coisa tem sua gaveta certa. Para crianças maiores (a partir dos 5 anos) você pode sair de fininho e deixar um tempo estipulado para que elas dobrem e até guardem algumas das roupas. Mas não se irrite se você voltar e nada tenha sido feito. Lembre-se de que tudo é brincadeira e divertimento por enquanto e que das primeiras vezes as crianças ainda não vão entender que isso é também uma tarefa de arrumação da casa. 


 Agora sim, tudo pronto e organizado para voltar a rotina!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Pintura em Pedras

Pintas pedras???? 
Pra que, mãe??


Foi assim que o Samuel reagiu a atividade de hoje. Então vamos por partes...

1- Contato com a natureza:
Saímos para escolher as pedras que seriam pintadas. Reviramos as praças e parques em busca de pedras redondas, longas, lisinhas, pontudas, grandes e minúsculas, brancas ou cheias de terra...
Já deu para entender o quanto se aprende só nesse processo né...


2- Ponderação e resolução de problemas na limpeza e escolha das pedras:
Voltamos para casa e começamos a limpar as pedras e escolher as que poderiam ser pintadas. 
Neste momento o Samuel começou a usar a habilidade de ponderação, o que nós adultos fazemos diariamente sem perceber. E a tal Lista dos Prós e Contras. Ele dizia: "Essa pedra é grande, mas é muito suja, não vai dar para pintar uma casa nela". Ou, "Essa pedra é bem pontuda, vai ser um ótimo jacaré, mas não dá pra fazer a joaninha."


 3- Desenvolvimento de habilidades artísticas diferentes:
Pintar em papel ou tela (2 dimensões) é uma habilidade bem importante para as crianças, mas desenvolver a habilidade de pintar em 3D é bem legal, não é mesmo? 


É muito diferente desenhar ou pintar uma joaninha no papel plano e fazer isso numa superfície curva.

 

 E o tal do jacaré? Aproveitar as curvas e prolongamentos da pedra para fazer a boca é muito bacana para desenvolver as noções de anatomia.



   4- Porque fazer meleca com tinta é bem, bem legal sempre!!!!
(essa não precisa de nenhuma explicação técnica, certo...?


 Dica: depois que as pedras secarem, use as pedras para outras coisas como por exemplo, personagens numa história que vocês criarem, peões para jogos de tabuleiro, ou simplesmente enfeitar um vazo de planta da casa!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Oba! Comida Mexicana

Essa tarefa é um desafio pra qualquer criança:
Experimentar Comidas de Outros Países!


E por aqui nós fomos audaciosos: Comida Mexicana!!!!!

Desta vez compramos Burritos já prontos, porque eu não tinha nada em mãos pra fazer nossa própria receita. Mas o legal é fazer tudo do zero e com as crianças.

Aqui tem ótimas receitas de comida TEX MEX:


Tudo pronto, só falta provar!



 O Burrito é uma tortilha de farinha recheada de uma porção de coisa. Tipo uma panqueca. O originalzão é feito com algum tipo de carne, feijão e queijo. Uma pimentinha também cai bem. 
São ingredientes super presentes na nossa cultura também, porém o tempero e a apresentação são bem diferentes. Isso pode causar um estranhamento na criança, mas vale a pena ver a carinha deles na primeira bocada de algo diferente.
  


E com a bocona cheia, acho que a Comida Mexicana está aprovada!!!! 
Que venha agora a comida Indiana, hahahahaha!

terça-feira, 5 de julho de 2016

Brincando de Biblioteca

Brinca de Biblioteca é uma daquelas atividades 2 em 1. 
Diverte a criançada e ajuda a gente na organização do quarto deles. 


 Primeiro organizamos os livros na estante como numa biblioteca real, mas eles escolhem qual é a ordem que vão seguir. 
Para as crianças menores podemos usar a ordem de tamanho, ou seguir uma sequencia das mesmas cores. Para os maiores podemos usar ordem alfabética de títulos, de autor e até mesmo separar por assuntos (animais, livros de pintura, contos de fada...)





 Depois passamos à parte de atender os visitantes da biblioteca. Aqui é que fica muito divertido. A imaginação corre solta quando eles criam vozes e personalidades diferentes para os tais visitantes...




E quando menos se esperar eles estão lendo os livros todos e horas se passam!!!





 Dica de mãe e professora:
Nem preciso reforçar o quanto é importante ter toneladas de livros em casa, né! Livros de vários assuntos sempre a mão e não deixe de convidar a criançada para uma tarde de leitura, com lanchinhos e surpresinhas. Isso pode transformar a opinião deles sobre o ato ler. Transforme esse hábito numa brincadeira divertida e você nunca terá que obrigar ninguém a ler quando crescerem.


domingo, 3 de julho de 2016

Quebra-Cabeça!

Atividade mais que maravilhosa para os dias de chuva!!! 
Montar um Quebra-Cabeça! (Do a Puzzle)




Para a atividade valer a pena, quer dizer, tirar a criançada do tédio numa tarde chuvosa, o quebra-cabeça deve ser adequado à idade deles. Se for muito fácil será chato demais, se for muito difícil, você acabará tendo que montar e eles perdem o interesse.


Esse de 30 peças foi perfeito para ele.


Começando pelas beiradas...


 E preenchendo o meio do desenho...



 Até encaixar a última peça!


 E o orgulho de ter montado sozinho todo o Quebra-Cabeça!


 E a brincadeira durou mais duas ou três vezes!!! Hooooras de diversão e o tédio sumiu!!!



sábado, 2 de julho de 2016

Criando uma Nuvem de Chuva

Nunca a frase "Tempestade em Copo D'àgua" foi tão divertida!!!
Hoje nossa tarefa era fazer uma Núvem de Chuva no Pote 
(Create Rain Cloud in a Jar)


Nunca tinha feito essa experiência nem na época de escoa, então fui atrás, na internet, para achar como isso era possível de se fazer. Achei milhões de ideias legais!!!

Então lá fomos nós nos ingredientes:

Água numa vasilha transparente (para pode ver o efeito das gotas)
Creme de Barbear
Corante azul num conta-gotas ou numa seringa.


 Coloque água até quase na borda da vasilha e complete a quantidade com creme de barbear (para fazer a nuvem ). Depois vai pingando devagar as gotinhas de chuva (corante azul) na nuvem e espere. A nuvem de creme vai começar a se tingir de azul e ficar carregada, assim como as nuvem de chuva no céu. E veja a cara do pequeno quando começou a "chover no pote".





 Aproveite a experiência para explicar como a chuva se forma, e porque ela cai das nuvens. Mostre que as nuvens têm cor diferente quando está um dia de sol e quando vai cair aquela tempestade!



 Ah e não ligue para a melequeira, faz parte da diversão e da aprendizagem!!!!


sexta-feira, 1 de julho de 2016

Férias de Inverno - School Break Bucket List

Diversão existe em qualquer época do ano. Por isso: 
QUE VENHAM AS FÉRIAS DE JULHO!!!!
Eu tenho a sorte de ter duas férias anuais por ser professora, então consigo programar meu descanso junto com as aventuras do meu filho, e isso é... bem... DELICIOSO!!!!!!

Agora então é tempo de organizar a Lista: Férias de Inverno! (School Break Bucket List)


Nesta lista temos mais atividades para serem feitas dentro de casa, pelo simples fato de sempre chover ou fazer um friozinho básico em São Paulo, mas nos dias de sol invernal, vamos correr pra rua e achar ótimas atividades para fazer.

A dica para achar boas atividades para o inverno é buscar nas listas chamadas Bordem Buster, ou Matadores de Tédio, pois as atividades são sempre concentradas em crianças que estão entediadas de ficar dentro de casa nos dias chuvosos.

Essa lista é ótima para organizar algumas ideias:


Selecione as atividades que vão fazer seus filhos saírem do tédio e perceba que as férias de inverno vão ser suaves!!!!!