quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Ler, ler e ler!

Atividade diária nesta casa: Ler um Livro Juntos!


Essa é outra atividade do tipo Sem Programação. Ela não precisa de muita coisa pra acontecer, certo? É só abrir um livro e começar a ler para as crianças. 


 E ler para uma criança não é colocar ele na sua frente e simplesmente LER as palavras do livro. Eles têm que acompanhar você, ver a página, tocar nas figuras. Deixe que eles virem as páginas e estejam avisados: eles vão interromper a leitura milhões de vezes para fazer perguntas e comentários hilários. Deixe que isso aconteça e responda as perguntas deles sempre que der, mas  retome o foco na história e nos personagens do livro.
  
  



 Caso as suas crianças não se interessem muito por leitura de livros, sempre rola um gibi ou aquelas revistas de curiosidades científicas. Leve a criançada numa banca de jornais e eles escolhem o que gostariam de ler. 
Quando as crianças já sabem ler sozinhas, fica mais difícil fazer com que elas queiram ler algo junto com você, mas se você mostrar interesse pelo que elas estejam lendo, sempre vai haver um cantinho no puff pra você! 😁😍

sábado, 2 de janeiro de 2016

Criando seu próprio Livro

Vamos escrever um livro?!!!


Claro, vamos, mas... O Sammy só tem 3 anos e daí não rola, certo? ERRADO!!!
Não precisamos escrever o livro, mas podemos fazer imagens que juntas fazem uma história contada.

O que fizemos foi o seguinte, o Samuel foi me falando quais personagens e cenários ele gostaria no livro dele: um pirata, um alienígena, um astronauta, o sol, a chuva, um foguete...
Eu não sou muito boa de desenho mas o que importa... Ele amou todos os desenhos (usamos o Giz de Cera em Barra que fizemos numa atividade anterior).


 Então transformamos essa atividade em uma tarde de Contação de Histórias. A cada novo desenho a história ia para um lado diferente! 

E ele não se cansava, mudava a ordem das imagens e tínhamos uma nova história a cada vez!!!!


Se suas crianças já sabem desenhar, ou até mesmo já escrevem, a atividade vai ser ótima até para você, pois eles ficam horas entretidos na missão de contar uma história e ilustrá-la para você. E depois não deixe de fazer cópias do livro para distribuir na família. Fazer capa e numerar a edição também dá um toque bem legal de importância que esse livro tem na família.